sábado, 6 de dezembro de 2008

A INSENSATEZ DA FORTUNA

A INSENSATEZ DA FORTUNA


A Bíblia mostra uma parábola contada por Jesus, de um homem que se preocupava muito em trabalhar. Mais do que isso. Seu objetivo de vida era juntar fortuna. Interessante é que a Bíblia não diz que esse homem queria juntar fortuna de forma ilícita. Não!!!. Pelo contrário, ou seja, através do trabalho.

Embora isso seja algo aparentemente natural, algo que a maioria das pessoas pensam e desejam, a Bíblia nos mostra o grande erro que estamos sujeitos caso não saibamos dosar a busca dessa conquista.

A vida daquele homem se resumia em trabalho. Os valores que ele defendia eram enganosos, ilusórios. A vida é mais do que simplesmente dinheiro. Muito mais! A vida não se resume na abundância ou escassez financeira.

Existem muitos outros valores na vida os quais não podemos “abrir mão”. Entre estes, estão a Família, as Amizades, o Lazer, e, claro, nossa Vida Espiritual. Afinal, de nada adianta gozarmos a vida sem nos preocuparmos com o destino de nossa alma.

Infelizmente, muitas pessoas têm vivido assim, tornando o “trabalho” seu principal objetivo de vida, priorizando-o, ainda que seu relacionamento com Deus, com a família, e demais coisas sejam inteiramente prejudicados. Outras, buscam fortuna, através do ganho fácil, prejudicando pessoas, burlando a lei e tangenciando a ética.

A parábola contada por Jesus mostra que aquele homem não tinha razão para querer tantos bens. Sua fortuna já era imensa, à ponto de não conseguir guardar e administrar tudo. Mas ainda assim, ele queria mais.

Muitas pessoas hoje podem não ter a mesma fortuna daquele homem, mas pensam como ele... Não querem envolvimento com nada que não lhe traga vantagens ou retorno financeiro.

Muitas pessoas hoje, pensam agir corretamente ao dedicarem–se exclusivamente ao trabalho, sem usufruir de outras graças concedidas a elas, por Deus. A família, esposa, marido, filhos, são dádivas de Deus. A oportunidade de nos relacionar com outras pessoas, de fazer amizades, de cultivá-la pra mantê-la viva e saudável, também são dádivas de Deus. É graça, amado(a)!!!

Não há problema algum em você planejar sua aposentadoria, muito menos em buscar ter recursos suficientes para desfrutar de uma velhice tranqüila. Isso não é insensato. Aliás, é sábio. Insensato, é você achar que a vida se resume nisso: “Ganhar dinheiro”; Insensato, é você pensar que a vida de um homem consiste na abundância dos bens que possui; Insensato, é você priorizar qualquer coisa em sua vida que não seja o cuidado de sua vida espiritual, sua relação com Deus.

Fuja do engodo de pensar que primeiro você precisa acertar a sua vida pessoal para depois servir a Deus. Não caia no erro de achar que primeiro você precisa garantir seu futuro para, depois, pensar nas coisas de Deus. Sabe por que? – Porque seu futuro, pode não chegar... , a história de sua vida pode estar prestes a receber um ponto final, mesmo que você queira escrever muitos outros capítulos.

O futuro daquele homem chegou bem antes do que ele esperava. Enquanto pensava em como gastar a fortuna que juntara, ele foi surpreendido por Deus ao ouvir: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será”?

O homem rico nessa história morreu bem antes que pudesse começar a desfrutar dos deleites de tudo quanto havia conquistado. Se aquele homem lesse as Escrituras saberia que o sábio já nos advertia que saímos nus do ventre de nossa mãe e, assim voltaremos. Nenhum fruto de nosso trabalho podemos levar quando morrermos.

O maior bem que uma pessoa sábia e sensata pode e deve almejar é a Salvação de sua alma. E para isso, você não precisa gastar um centavo sequer do que ganhou até hoje. Ela é gratuita. Pelo menos para nós, povo escolhido de Deus.

Nosso objetivo não é amedrontá-lo, muito menos aterrorizá-lo diante das circunstâncias, mas sim, despertá-lo imediatamente para a necessidade de cuidar de sua vida espiritual, de confrontá-lo com o desfecho de sua história aqui...

A história de sua vida, cabe à você escrevê-la. Mas o ponto final dessa história, quem coloca é Deus. E não sabemos quando Ele o fará. Portanto, não adie a sua decisão de seguir a Deus. Tome uma posição, agora, já, pois amanhã ou daqui a pouco, pode ser tarde demais.

Se você quiser tomar esta decisão agora, garantir um lugar no céu, junto com Jesus, com os anjos, arcanjos, com os querubins, com seus familiares e amigos que partiram dessa vida crendo que Jesus era o filho de Deus que morreu e ressuscitou por amor a nós, e, por isso, o confessaram em vida como Salvador de sua almas, ore comigo, aí mesmo onde você está:

Senhor Jesus, eu creio verdadeiramente que tu és o Filho de Deus, que veio viver entre nós, para cumprir os propósitos de Deus. Eu creio, Jesus que o Senhor venceu a morte ao ressuscitar dentre os mortos.
Por isso, eu abro meu coração e peço que o Senhor entre em minha vida, e dela seja Senhor, e de minha alma, seja o Salvador.

Perdoe, Jesus, os meus pecados e faça em meu coração, morada.
Amém.

Se você fez essa oração, de todo seu coração, com sinceridade e intensidade, saiba que você já recebeu Jesus em sua vida. A partir de agora, seu nome está escrito no Livro da Vida. Procure ainda hoje uma igreja evangélica e peça ao Pastor ou a qualquer membro da Igreja para auxiliá-lo na sua caminhada espiritual.


Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Amém.

Nenhum comentário: